Porto/Post/Doc: o festival de cinema do real regressa ao Porto

O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival é um festival de cinema do real que ocorrerá no Porto de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2017. Como ponto de encontro para criadores, público e profissionais do cinema, o Porto/Post/Doc tem como objetivo promover a cultura cinematográfica, exibindo as novas formas do cinema contemporâneo. Com uma filosofia eclética, composta por uma Competição Internacional e vários programas paralelos, o festival vai ocupar quatro espaços do Porto: Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural.

Nesta edição, o Porto/Post/Doc preparou um programa especial dedicado ao Arquivo e à memória do cinema, presente em três focos de realizadores: Jean Rouch (numa homenagem ao centésimo aniversário do seu nascimento), Miroslav Janek e Peter Mettler. Para além desta retrospetiva, o Porto/Post/Doc programou um foco de filmes e o Fórum do Real sobre o Arquivo e a Pós-Memória, em associação com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Central no programa será também a Competição Internacional, composta por doze filmes em competição para o Grande Prémio Porto/Post/Doc by Vinhos Verdes. Outras secções compõe o programa deste ano: Transmission (cruzamento entre o cinema e música), School Trip (o Projeto Educativo do festival para diferentes grupos etários), Cinema Falado (filmes falados em português), Cinefiesta (filmes espanhóis), e a nova secção Highlights, com filmes em destaque no último ano cinematográfico.

Porto Post Doc