Queer Porto 2

Depois da edição inaugural de 2015, o Queer Porto 2 apresenta-se reforçado e com vontade de crescer. O Festival passa a ter cinco dias, uma maior programação de cinema, uma vertente de formação e uma continuada aposta nas performances, exposições e festas.

O Teatro Rivoli será a nossa casa entre 5 e 9 de outubro, acolhendo a competição oficial e aquela que é a grande aposta da presente edição: a retrospetiva dedicada ao New Queer Cinema. Seis filmes representam este movimento que, no início dos anos 1990, vem revolucionar o panorama do cinema queer, ao quebrar as regras narrativas e estéticas que até então dominavam este género. No Porto vão estar os realizadores norte-americanos Tom Kalin e Cheryl Dunye, para apresentarem os seus filmes, respetivamente, Swoon e The Watermelon Woman, dois expoentes máximos do New Queer Cinema. E numa parceria com a ESMAE e a Faculdade de Belas-Artes do Porto, Kalin e Dunye vão ainda dar uma master class para os alunos destas escolas e público em geral. Obras de Gus Van Sant, Gregg Araki, Todd Haynes e Rose Troche, completam este ciclo único em Portugal.

Com a mala voadora criámos um Meeting Point, onde, diariamente, convidados oficiais, equipa e espectadores se podem encontrar. A mala voadora acolhe igualmente a master class de Kalin e Dunye, o programa de curtas Normcore Narratives, as performances de Flavio Leihan, Gonçalo C. Ferreira e Joana Castro; assim como outra das novidades deste ano: a competição de curtas In My Shorts, com trabalhos de alunos e artistas da região Norte.

No Maus Hábitos também haverá programação diária, com uma sessão Queer Pop dedicada a David Bowie, a exibição do filme A Crackup at the Race Riots, do coletivo belga Leo Gabin, inspirado nos escritos de Harmony Korine, assim como as festas de abertura e encerramento.

E para celebrar a retrospetiva do New Queer Cinema, desafiámos seis artistas - António MV, Júlio Dolbeth, Mauro Ventura, Rita Roque, Sandra Araújo e Von Calhau! -, para, cada um deles, criar uma peça ilustrativa de um dos filmes. Estas obras ficarão expostas no decorrer do Festival na Galeria Wrong Weather e serão editadas numa coleção de postais. Contamos com a vossa presença!

João Ferreira

*Diretor Artístico