“Essa obscura lei do desejo”

Programa do ciclo de cinema da Feira do Livro do Porto

A evolução do Cinema fez-se de saltos qualitativos que conferiram potências novas à sua linguagem, enriquecendo-a e autonomizando-a, mas a chamada Sétima Arte nunca deixou de se manter porosa à influência das outras Artes, colhendo delas inspiração e mais-valia.

A partir do tema ‘Ligações’, este ciclo reúne um conjunto de filmes que se constroem a partir das conexões que estabelecem com outros domínios artísticos. Desde logo, com o livro-obra literária nas singularíssimas adaptações de romances de Faulkner, Sarrazin e Henri-Pierre Roché, nos filmes de Sirk, Sy e Truffaut. Já José Álvaro de Morais gera e gere, a partir de O Bobo de Alexandre Herculano, uma multiplicidade de vínculos e referências – simbólicas, históricas e estéticas. Polanski, em Cul-de-sac, inspira-se em Beckett e Pinter. Rivette, à sombra de Pirandello e Goldoni, faz do teatro um dispositivo de revelação. E Ferrara filma o mítico hotel nova-iorquino que dá título ao seu filme como um nexo simbólico entre a Arte e os seus criadores. O programa almeja assim desafiar cada espetador a desenhar

uma cartografia pessoal a partir dos filmes que inclui e das pistas contidas nas intervenções dos convidados que os apresentarão. Esta será, necessariamente, uma cartografia de risco, à imagem e espírito do arrojo destes cineastas e das suas personagens que, com ousadia, desafiam as normas e assumem as “ligações perigosas” que (se) determinam, como se quisessem decifrar essa obscura lei do desejo que os/as move.

Organização: CMPorto / Medeia Filmes