Porto7 − Festival Internacional de Curtas-Metragens do Porto

A nona edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens do Porto mantém-se firme na margem da cidade. Mais uma vez opta por um espaço pouco convencional para exibição de cinema com o objectivo de promover o património histórico e cultural da cidade.

O Porto7 instala-se de novo no Forte São João Baptista da Foz, mais conhecido como Castelo da Foz, com passagem pelo Teatro da Vilarinha para duas sessões especiais.

No Teatro da Vilarinha, no dia 1 de junho, é dado o arranque do Festival com uma sessão especial dedicada ao público sénior, oferecendo uma alternativa audiovisual que quer desmistificar junto desta geração o cinema independente em formato de curta-metragem.

No dia 2 e também no mesmo local decorrerá uma sessão dedicada ao público infantil. Propomo-nos contribuir para a formação estético-cultural estimulando a imaginação e criando uma alternativa aos habituais filmes comerciais.

As sessões serão precedidas de debates livres com o público permitindo assim uma participação ativa no que é ver pensar e discutir um filme.

A abertura oficial do festival será a 8 de junho no Forte de São João Baptista da Foz prolongando-se até dia 12, com duas sessões diárias no que resta da antiga igreja de São João da Foz do Douro.

Dias 10 e 11 de junho, ao final da noite, haverá competição de videoclips, concertos e DJs.

Além da entrada grátis em todas as atividades, o espetador também será júri deste festival: contamos com o seu voto no filme favorito de cada sessão.

Francisco Lobo D’Ávila

Diretor do Porto7