Da Foz à Baixa – 13º Black & White no Passos Manuel

Desde 2004 que o Festival Internacional Audiovisual Black & White acontece na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Para lá da competição, que envolveu já um número próximo das 600 obras de 47 nacionalidades, o B&W tem promovido retrospectivas, workshops, demonstrações e artist talks, e proporcionado um encontro anual a profissionais e agentes do cinema e do audiovisual.

Decorridas 12 edições em que muito se alterou na cidade do Porto – novos festivais, outros desafios para o ensino do audiovisual, modelos de mediação em mudança, presença turística massiva –  chegou o momento de reflectir.

Repensar durante a edição 13 parece insensatez. Mas, para um Festival cuja Presidência Honorária foi assumida por Manoel de Oliveira, o futuro só pode ser longo e promissor.

Por ser esta uma edição especial, assistiremos a alguns dos melhores filmes em competição em anteriores festivais B&W. Apresentaremos registos cinematográficos de geografias tão díspares como a Rússia, o Brasil, a Holanda, a Espanha ou a Finlândia. 13 filmes curtos, ficções, documentários, experimentais e animações que marcaram o Black & White e fizeram também história pelo seu admirável percurso pelos mais importantes festivais de cinema do mundo.

O compromisso cultural e social da Escola das Artes, a sua relação com o meio e a procura de dinâmicas internacionais manifestam-se neste contributo para a cultura cinematográfica e para a oferta cultural da cidade. Assim, nos dias 13 e 14 de Maio o Black & White mora no Passos Manuel.

Laura Castro (Directora da Escola das Artes) e Jaime Neves (Director do Black & White)