O CINEMA E AS OUTRAS ARTES

Filmes comentados

Desde o seu aparecimento, o cinema manteve relações profundas com as outras práticas artísticas. Bastaria lembrar o papel expressivo da música no cinema mudo, a importância da encenação (teatro), os cenários, a iconografia com origem no desenho e na pintura. São muitos os dispositivos que o cinema aproveita das outras artes e reinventa. Simultaneamente, diversos filmes têm vindo a representar e/ou tematizar práticas artísticas como a pintura, o teatro, a escrita ou a música.

Com este ciclo pretende-se dar exemplos de diferentes cruzamentos do cinema com as outras artes e discuti-los. Para isso, cada sessão contará com a presença de um convidado com o qual haverá uma pequena conversa depois do filme.

Organizado por um grupo de investigadores do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Daniel Floquet, David Barros, Dulce Soares, Elisabete Marques, Inês Cardoso, Lúcia Evangelista, Sofia Freitas, Vítor Ferreira), com a Medeia Filmes, o ciclo tem a curadoria de Elisabete Marques e decorrerá de 4 de Abril a 30 de Maio, sempre às quartas-feiras, às 18h30, no Teatro Campo Alegre.

Medeia Filmes / Instituto Literatura Comparada Margarida Losa, FLUP