Festa do Cinema Italiano no Porto

A Festa do Cinema Italiano acontece, pela nona vez, de 5 a 12 de abril, mais uma vez com o apoio do Município do Porto. Com mais dias e mais sessões, o festival realiza-se no Teatro Rivoli (sessão de abertura) e nos Cinemas UCI Arrábida 20 (restantes sessões), apresentando 15 filmes e os 12 episódios da 2ª temporada de Gomorra, a Série. Este ano a Festa acontece, pela primeira vez, em simultâneo no Porto, Lisboa, Coimbra, Almada e Setúbal, seguindo depois para outras cidades e países (Angola, Brasil e Moçambique).

Na abertura será exibido em simultâneo no Porto, Lisboa e Coimbra, Sonhos Cor-de-rosa (Fai bei sogni) de Marco Bellocchio, aquele que foi o filme de abertura da Quinzena dos Realizadores do último Festival de Cannes. Comemoramos também a Commedia all’italiana, e um dos seus fundadores, Dino Risi, em ocasião do centenário do seu nascimento, com a exibição do filme Il sorpasso (A Ultrapassagem). A festa conta com alguns clássicos, tais como a obra prima Suspiria, de Dario Argento, numa versão restaurada, e Lo chiamavano Trinità... (Tinità, o Cowboy Insolente) uma famosa paródia dos Spaghetti Western apresentada em homenagem a Bud Spencer.

Destaque para um dos grandes sucessos de 2016 em Itália, Perfetti sconosciuti (Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte), um filme sobre grandes e pequenas hipocrisias e Se Dio vuole (Se Deus Quiser) de Edoardo Falcone, sobre alguém que decide ser padre quando conhece um padre pouco convencional.  

No Porto serão oito dias de cinema italiano com algumas das produções mais relevantes dos últimos dois anos e clássicos intemporais que nunca é demais ver ou rever.

Stefano Savio

Diretor da Festa do Cinema Italiano