8 ½ Festa do Cinema Italiano no Porto de 21 a 24 de abril

Em 2016 celebramos a 9ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano que se realiza em 15 cidades portuguesas e em 9 cidades de Angola, Moçambique e Brasil. A Festa volta ao Porto, pela oitava vez, de 21 a 24 de Abril, no Teatro Rivoli e no Cinema Passos Manuel.

É com enorme satisfação que pela primeira vez contamos com a colaboração do Teatro Municipal do Porto, esperando assim que um dos seus pólos, o Rivoli, possa tornar-se um espaço privilegiado de promoção do cinema italiano em Portugal.

Este ano, em colaboração com as mais importantes distribuidoras nacionais, tencionamos mostrar em antestreia nacional, exclusivamente no Porto, alguns dos mais destacados títulos da nova cinematografia italiana. Organizaremos ainda um evento especial sobre o trabalho do encenador Romeo Castellucci e a sua “Sociètas Raffaello Sanzio”. Entre os restantes filmes, destacamos o novo filme de culto italiano “Lo Chiamavano Jeeg Robot” de Gabriele Mainetti, uma mistura surpreendente entre o cinema de super-heróis e o típico policial italiano. Este evento conta com a parceria da Câmara Municipal do Porto e do Cinema Passos Manuel.

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e conta com o patrocínio principal da FIAT e outros patrocinadores como a Generali, Viagens El Corte Inglês, MSC Cruzeiros, Aperol Spritz, TNT e Garofolo.

A direção da 8 ½ Festa do Cinema Italiano