Não quer dizer que façamos melhor, mas quando fazemos gostamos de fazer bem!

O 8 1/2 Festa do Cinema Italiano acontece, pela sétima vez, de 9 a 12 de abril, no Porto, sempre com o apoio da Câmara Municipal do Porto - PortoLazer e colaboração da ASCIP - Associação Sócio-Cultural Italiana de Portugal para apresentar as melhores produções italianas dos últimos dois anos, com novos desafios, uma programação mais ampla e diversificada, este ano, com a assinatura "Italians do it better", frase popularizada na t-shirt usada por Madonna, em 1986, no videoclip "Papa don't preach".

Depois de Lisboa, onde teve início há 8 anos, a Festa partiu para o Porto, logo no segundo ano de existência onde apresentou apenas dois filmes, no Teatro Campo Alegre, em 2009. A recetividade por parte do público foi muito boa, permitindo-nos voltar todos anos, com cada vez mais filme e mais espetadores de ano para ano. Passámos por Serralves (2010 e 2011), Passos Manuel (2012 e 2013) e, no ano passado, iniciámos a nossa jornada cinéfila na Casa das Artes, onde apresentamos agora 10 filmes, nomeadamente várias antestreias nacionais, como "Almas Negras" ("Anime Nere"), um filme noir de extraordinária força emotiva e coerência narrativa, sobre uma família que pertence à 'ndrangheta, uma das organizações mafiosas mais poderosas do mundo. Grande sucesso da crítica, "Anime Nere" recebeu 13 minutos de aplausos após a projeção oficial no Festival de Veneza e é distribuído em Portugal pela nossa Associação.

Entre outros destaques, inauguramos um novo espaço de programação dedicado a diferentes regiões de Itália. Este ano, o Focus é dedicado a Basilicata, uma das mais belas e menos conhecidas do país, em colaboração com a Lucana Film Commission, onde apresentamos a comédia musical "Basilicata coast to coast" de Rocco Papaleo. Para os mais pequenos, há atividades didáticas com o conhecido Topo Gigio.

Juntem-se à nossa festa e viajem até Itália.

Associação Il Sorpasso