Meet the BEAST

Reconhecidamente uma cidade de cultura, tradicionalmente a cidade do cinema, o Porto recebe a primeira edição do BEAST - Festival Internacional de Cinema. Pretendemos trazer algo novo, quase inesperado, mas principalmente queremos promover a cultura contemporânea da Europa de Leste, encurtar distâncias, aproximar pessoas com quem temos, na verdade, tanto em comum.

No dia 16 de Março apresentamos o BEAST ao público. Vamos exibir duas curtas polacas e o imperdível filme Chuck Norris vs Comunismo de  Ilinca Calugareanu, numa espécie de primeiro olhar sobre o que será visto de 21 a 24 de Setembro.

Durante quatro dias o BEAST quer colocar o Porto no centro do panorama cinematográfico Europeu. Vamos apresentar filmes de 20 países - dos Bálticos aos Balcãs - mas também mostrar o trabalho de vários realizadores portugueses que estudaram em escolas de cinema ou produziram os seus filmes nestes países.

Em cada edição o BEAST terá um país em destaque. Para esta primeira edição escolhemos a Polónia, reconhecida por todos como um pólo de excelência na produção cinematográfica. Cineastas como Krzysztof Kieślowski, Wojciech Smarzowski ou Andrzej Wajda, mas também com grandes jovens talentos, muitos deles agora a terminar a sua formação na Escola de Cinema de Lodz, com quem temos uma forte colaboração.

Contamos com a vossa presença, para um Festival aberto a todos!

A equipa do BEAST