O primeiro IndieJúnior Allianz

O IndieJúnior Allianz – 1.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto realiza-se de 5 e 12 de Fevereiro no Teatro Municipal Rivoli, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no Cinema Trindade.

Pensado de raiz para a cidade do Porto, visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e dos jovens através da valorização do cinema enquanto experiência artística e lúdica.

O festival conta com uma programação dedicada ao público infantil e juvenil, em duas vertentes principais: escolas e famílias (com uma programação escolhida criteriosamente tendo em conta a idade das crianças às quais se destina), embora estendendo também o seu raio de ação ao público em geral.

Mais de 60 filmes, de 20 países, divididos em sessões competitivas de curtas e longas (animação, documentário e ficção). Paralelamente, vamos descobrir quais foram os primeiros filmes vistos por personalidades portuguesas, como o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o diretor do FITEI, Gonçalo Amorim, a artista plástica e fotógrafa Rita Castro Neves e a cineasta, poetisa e dramaturga Regina Guimarães (secção O Meu Primeiro Filme). Há ainda sessões temáticas para toda a família, um foco sobre a infância e a adolescência no cinema português e Pequenos Grandes Clássicos, bem como atividades paralelas como a Hora do Conto, um workshop de dança, outro de som e um debate sobre bullying na infância e na adolescência.

Que esta seja a primeira edição de muitas.

Carlos Ramos, Miguel Valverde, Nuno Sena

Direção do festival