TERÇAS NA BAIXA

No lançamento da temporada 2015 do Teatro Municipal do Porto, o cinema foi anunciado como um dos eixos da sua programação. Estabeleceu-se que a terça-feira seria o dia dedicado a esta disciplina no TM Rivoli, dando origem ao programa intitulado "Terças de Cinema".

Em fevereiro, através do ciclo “História(s) da Dança”, organizado em colaboração com a Cinemathéque de la Danse de Paris / Centre National de la Danse, serão apresentados dois filmes sobre o universo artístico de duas pioneiras da dança moderna: Loie Fuller e Isadora Duncan.

Em colaboração com a associação Porto Post Doc será exibido Elena, da brasileira Petra Costa, um filme baseado na história real da atriz Elena Andrade. Haverá ainda lugar para a animação com o filme O Menino e o Mundo, de Alê Abreu iniciando a presença regular da Casa da Animação no TM Rivoli.

Será ainda apresentada, em sessão única, a versão director’s cut do filme Ninfomaníaca (vol. 1 e vol. 2), de Lars von Trier em estreita parceria com a Medeia Filmes e no final do mês, inicia a 35ª edição do Fantasporto, que este ano celebrará o 100º aniversário do nascimento de Orson Welles.

O Teatro Municipal do Porto acompanhará assim o regresso do cinema à baixa convocando, em vários momentos, estruturas de programação que têm desenvolvido um trabalho importante na reativação dos hábitos cinéfilos dos portuenses.

Teatro Municipal do Porto