Cinema com lugar para todos

À 3ª edição, o IndieJúnior Allianz - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto regressa ao Teatro Rivoli e à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e vai estar também pela primeira vez na Casa das Artes e na Reitoria da Universidade do Porto. Durante seis dias, apresentamos o cinema infantil e juvenil mais original que se faz pelo mundo, revisitamos filmes que marcaram a infância dos que hoje são pais e avôs e fazemos atividades que partem do cinema para nos divertir e enriquecer.

O festival integra uma competição internacional de longas e curtas metragens, com quase 50 filmes recentes, quase todos inéditos no nosso país. Vários dos filmes a concurso foram selecionados por crianças e jovens, que participaram na iniciativa “Eu Programo um Festival de Cinema!”, que envolveu alunos de quatro escolas da cidade.

Porque no festival também há lugar para clássicos, mantemos a secção “O Meu Primeiro Filme”, convidamos três convidados do Porto para escolherem o filme mais marcante da sua infância. Este ano, contamos com Álvaro Domingues, geógrafo e professor universitário; Filipa Fróis Almeida, arquiteta que faz também parte do coletivo FAHR 021.3, que cria entre outras coisas, esculturas efémeras nas cidades e Luísa Sequeira, jornalista, realizadora e programadora de cinema. Cada um deles apresentará a sua sessão, partilhando as suas primeiras memórias do cinema com o público mais jovem.

Entre os dias 29 de Janeiro e 3 de Fevereiro de 2019, o IndieJúnior Allianz volta a ser uma grande festa do cinema, um mundo de ideias e sonhos projetados no grande ecrã. Venham cá ter!

IndieJúnior Allianz