IndieJúnior Allianz regressa ao Porto

Dedicado a crianças, jovens e famílias, o IndieJúnior Allianz alcançou, na sua primeira edição, mais de cinco mil espectadores, o que demonstra bem a sua vitalidade e o interesse com que foi recebido pelo público do Porto. 

Nesta segunda edição, o festival regressa ao Teatro Rivoli, ao Cinema Trindade e à Biblioteca Municipal Almeida Garrett para apresentar o cinema infantil e juvenil mais criativo e original que se faz pelo mundo fora.

O festival integra uma competição internacional de longas e curtas metragens com cerca de 50 filmes recentes (ficções, documentários, animações), quase todos inéditos no nosso país. Vários destes filmes foram seleccionados por alunos de escolas da cidade que fizeram parte de uma nova iniciativa, “Eu Programo um Festival de Cinema!", organizada em parceria com o Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto.

Regressa também a secção "O Meu Primeiro Filme", desta vez com três clássicos do cinema escolhidos por três músicos de renome. Ana Deus, Carlos Tê e Rui Reininho apresentam os filmes com que o cinema entrou nas suas vidas.

O festival dá ainda a possibilidade aos seus jovens espectadores de participarem em múltiplas oficinas relacionadas com o universo do cinema e em actividades paralelas associadas à sua variada programação. Conversas com os realizadores, uma exposição, um debate sobre questões de género e até um baile no foyer do Rivoli fazem parte das propostas desta edição.

Entre 30 de Janeiro e 4 de Fevereiro, vamos fazer uma grande festa do cinema, um mundo projectado no grande ecrã onde cabem todas as ideias e sonhos. Venham ver!

 

Nuno Sena

Co-director e programador do IndieJúnior Allianz - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto