A CASA DA ANIMAÇÃO NO TEATRO MUNICIPAL

Para celebrar o 84º aniversário do Teatro Rivoli, a Casa da Animação propõe, para toda a família, um conjunto de pequenos filmes que, de uma forma absolutamente singular, original e poética, emocionam, fazem pensar e sorrir também. O programa “Laços de Família” reúne um conjunto de curtas-metragens de vários realizadores de cinema de animação a serem apresentados de manhã e de tarde, no Rivoli, dia 23.

A Casa da Animação nasce de um sonho muito especial: dar a conhecer a magia do cinema de animação, que vive da composição de imagens, recorrendo a uma diversidade de formas e linguagens, do desenho à manipulação de objetos, marionetas, barro, areia, plasticina e imagem digital, para criar a ilusão de movimento, devolvendo ao espectador interpretações do real e do imaginário.

Instalada no Teatro Municipal do Porto (Campo Alegre) desde 2014, é no vasto universo da animação – abordagens, processos, técnicas e fins – que se baseia, mensalmente, a iniciativa “Ilusão de Movimento”, um encontro que acontece nesse teatro que reúne convidados e públicos em conversas sobre a animação, confrontando pontos de vista, conhecimentos e estratégias.

Na procura da sensibilização de públicos, a Casa da Animação aposta numa programação de cinema arrojada e original, dando a conhecer a animação contemporânea, nomeadamente no contexto da Festa Mundial da Animação, que acontece em outubro e que integra a apresentação e atribuição do Prémio Nacional da Animação, em 3 categorias - Escolas, Oficinas e Profissionais - homenageando assim jovens criadores, autores consagrados e obras emergentes em Portugal.

A equipa da Casa da Animação