8 1/2 - Festa do Cinema Italiano

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é uma iniciativa da associação Il Sorpasso em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura e a Embaixada de Itália em Portugal.

Criado em 2008, o 8 ½ é um festival que nasceu e cresceu em Portugal, fruto do trabalho de uma equipa constituída por profissionais portugueses e italianos, e que se encontra profundamente enraizado na cultura e na sociedade portuguesa. Tem como missão a exibição de obras que cumpram elevados critérios de qualidade, sejam elas de autores consagrados ou da nova geração de cineastas, sempre fiel ao objetivo de trazer a Portugal o melhor do cinema Italiano.

8 1/2 - Festa do Cinema Italiano

WEBSITE 

FACEBOOK 

Agência da Curta Metragem

Criada pela Curtas Metragens CRL, entidade que realiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, a Agência da Curta Metragem assume, desde 1999, um papel de extrema importância na projeção internacional das curtas-metragens portuguesas, quer através de ações de promoção em diversos festivais de cinema, quer através da organização de programas especiais retrospetivos ou de iniciativas como O Dia Mais Curto. Atualmente, o catálogo da Agência da Curta Metragem integra mais de 400 filmes, de conceituados realizadores portugueses e de autores emergentes.

Agência da Curta Metragem

Auditório Municipal

 Praça da República

4480-715 Vila do Conde
25 264 6683
Website
Facebook

Anexo 82

Areosa

Areosa é uma produtora recentemente criada com vista a que jovens realizadores concebam e concretizem projectos que explorem novas possibilidades narrativas e estéticas.

Areosa

91 688 0115

Facebook

Arquitecturas Film Festival

Com o objetivo de valorizar e dar maior visibilidade a talentos nacionais e internacionais da arquitetura contemporânea, o Arquiteturas pretende ainda ser um “catalizador” de oportunidades económicas geradas pelo cruzamento de ambas as áreas.

Realizadores, produtores de cinema, estudantes, profissionais de arquitetura e indivíduos interessados pela arte e cultura no geral são convidados a participar. Nesse sentido, para além da exibição de filmes, está prevista a realização de diversas atividades paralelas, como talks e diálogos entre personalidades de destaque na área do cinema e da arquitetura.

   

Arquitecturas Film Festival

Bertelmanstraat 21h

1075LT Amsterdam

The Netherlands

96 450 8925

website

facebook

Associação Cultural Figura Nacional

Associação cultural sem fins lucrativos que cria, promove e produz atividades em redor do Cinema no Porto e no resto do país. São exemplos os eventos Fitas na Rua em Lisboa, Video Lucem no Algarve e o Nove e Meia – Cineclube Nómada

Associação Cultural Figura Nacional

96 672 0453 / 91 828 9744

WEBSITE

FACEBOOK

Associação de Estudantes da Escola das Artes

Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

O Cineclube da FLUP foi criado com o intuito de dinamizar a cultura numa faculdade que, sendo de Letras, deve ter uma apreciação pelas artes.

O projeto CineCafé, organizado por um núcleo de estudantes pertencente ao Departamento Cultural da AEFLUP, iniciou-se em 2011 e mantém-se até aos dias de hoje com ciclos e filmes diferentes todas as semanas. O ciclo de cinema tem sempre lugar no Anfiteatro Nobre da FLUP e é de entrada livre, com direito a café e pipocas.

Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Via Panorâmica Edgar Cardoso S/N

4150-564 Porto 

FACEBOOK

Associação Il Sorpasso

Associação Jurídica do Porto

A Direito em Debate – Associação Jurídica do Porto é composta por Juristas (Professores de Direito, Juízes, Advogados, Procuradores do Ministério Público, Notários e Conservadores) que animados pelo seu amor ao Direito e à Justiça, preconizam como seus objectivos: Afirmar-se e acreditar-se como força social para a defesa do Direito e da Justiça; Realização de estudos jurídicos, conferências e seminários sobre questões problemáticas das diversas áreas do Direito; Potenciar o diálogo permanente entre todos os operadores judiciários; Propor medidas legislativas, regulamentares ou outras respeitante à Justiça; Editar em qualquer suporte material estudos, comentários e artigos sobre o Direito e a Justiça; Criar estruturas ou serviços próprios para alcançar os objectivos.

Associação Jurídica do Porto
Av. da Boavista 2121, 4º- S. 407
4100-130 Porto

website

facebook

Associação Ponto Parágrafo

Associazione Socio Culturale Italiana per il Portogallo - Dante Alighieri

A ASCIP Dante Alighieri é uma associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que se propõe apoiar a difusão da língua, cultura e tradições italianas, através de iniciativas e manifestações de carácter cultural e social.

Rua da Restauração, 409

4050-506 PORTO  

22 600 6546  

Balleteatro

O balleteatro é um centro para o desenvolvimento das artes performativas. O seu trabalho desenvolve-se em volta da criação artística através da Companhia, Escola Profissional e Serviço Educativo. Paralelamente a estes a estrutura compreende um Auditório, Centro de Documentação, Espaço de Residência, assim como, a Edição de livros, vídeos, filmes e música. A sua actividade é extremamente comprometida coma criação contemporânea explorando múltiplas ligações a criadores de outras áreas.Com um trabalho que se estende por mais de três décadas o balleteatro já acolheu e programou e colaborou com companhias e artistas nacionais e internacionais.

Balleteatro

Rua Passos Manuel 137

4000-385 Porto

22 203 8971

WEBSITE

FACEBOOK

BEAST - Festival Internacional de Cinema

Câmara Municipal do Porto

O Porto é uma cidade que se pauta por um forte espírito de inovação e no cinema – pensando na realização, produção e nas experiências de exibição – sempre foi pioneira; mas é também uma cidade de resistências e independências. 

A forma de exibir cinema não escapa a essa regra, reinventando-se de forma resiliente, de mãos dadas com novos modelos de cinefilia.

Ao Pelouro, cabe a missão de criar novas medidas para potenciar esta vontade superlativa de explorar as diferentes épocas, estéticas e formas da imagem em movimento. Com esta agenda mensal, damos um pequeno passo nesse sentido.

   

Câmara Municipal do Porto

Praça General Humberto Delgado

4049-001 Porto
22 209 7000

website

Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente

Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente

Rua de Santa Catarina, 730 – 2º Dtº

4000- 446 Porto

22 208 6863
website

Casa da Animação – Associação Cultural

A Casa da Animação nasce em 2001, com o apoio da Capital Europeia da Cultura – Porto 2001 e da Câmara Municipal do Porto (CMP).

Conta desde 2002 com o apoio do Instituto de Cinema e Audiovisual e da CMP para promover e divulgar a animação nacional e internacionalmente.

Em 2014 integra o Espaço Cultural do Teatro Municipal Campo Alegre, passando a desenvolver as suas atividades regulares nos dois edifícios do Teatro Municipal: Rivoli e Campo Alegre.


Presta Serviço Educativo em duas vertentes:Arte e Animação – no Museu Nacional Soares dos Reis; Animação – ritmos e movimento – no Teatro Municipal Campo Alegre.

É uma associação cultural sem fins lucrativos que tem por associados grande parte dos autores, produtores e profissionais da animação portuguesa, razão pela qual se tem afirmado enquanto interface e plataforma de ligação entre autores, produtores, agentes culturais, profissionais e estudantes da área e o público.

Procura dar expressão e forma à relação do cinema de animação com as diferentes formas de expressão artística e cultural.

Assume atualmente a curadoria internacional da Festa Mundial da Animação, em nome e a convite da ASIFA Internacional, o que vem demonstrar o reconhecimento internacional desta instituição enquanto entidade representativa e representante do sector.

Casa da Animação - Associação Cultural

96 872 0854

WEBSITE

FACEBOOK

Casa da Música

Casa da Música

Av. da Boavista, 604-610

4149-071 Porto

22 012 0220

website

facebook

Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves

A Casa do Cinema Manoel de Oliveira é um novo polo de referência no domínio do cinema e das imagens em movimento, integrado nos espaços da Fundação de Serralves. Além de uma exposição permanente, de um centro de documentação e de sessões de cinema que permitem um acesso regular à obra de Manoel de Oliveira, a Casa do Cinema apresenta uma programação de exposições temporárias, ciclos de cinema temáticos e monográficos, retrospetivas, conferências, edições e programas educativos, através dos quais promove diferentes possibilidades de aproximação ao cinema contemporâneo, no âmbito de uma reflexão alargada sobre a arte do nosso tempo.

Em articulação com a abordagem pluridisciplinar do Museu de Arte Contemporânea, a atividade da Casa do Cinema reflete sobre a migração das imagens em movimento entre o espaço da galeria e da sala de cinema, testando modalidades de apresentação de materiais cinematográficos em contexto museológico, na era da proliferação das imagens pelos mais diferentes tipos de plataformas, canais e dispositivos tecnológicos. Casa do Cinema pretende ampliar a matéria instável, que é o cinema, numa inesgotável pluralidade de cinemas: filmes, artistas, cineastas, objetos que projetam novos olhares sobre o passado, que assumem um compromisso com o presente e antecipam criticamente as imagens do futuro.

Casa do Cinema Manoel de Oliveira

Rua de Serralves, 873

4150-708 Porto

22 615 6500

website

facebook

Cineclube FDUP

O Cineclube FDUP é um cineclube académico, composto por alunos da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, tendo como missão a exibição de distintas filmografias e estéticas da História do Cinema, associadas ao diálogo e à sua crítica de forma saudável e democrática.   

Cineclube FDUP

Faculdade de Direito da Universidade do Porto

Rua dos Bragas, 223

4050-123 Porto

22 204 1600

website

facebook

Cinecoa

Cinecoa

website

cineICBAS

Cineclube criado por estudantes cinéfilos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar em 2011 com o objectivo de dinamizar e diversificar as ofertas culturais do meio académico e responder à falta de espaços de cinema na cidade do Porto, através de iniciativas gratuitas e abertas à participação de todos.

Apresentamos, exibimos e debatemos filmes representantes dos vários cinemas internacionais, que marcaram a história do cinema, a implodiram ou a estão no presente a construir.

Programação semanal regular, ao final da tarde, nos anfiteatros da faculdade, ou à noite contra uma parede branca, quando o tempo aquece.

Cinema Novo CRL

Cinema Novo CRL

Rua Aníbal Cunha, 84 - sala 1.6

4050 - 046 Porto

22 205 8819

Website

Facebook

Cinema Passos Manuel

Antigo cinema (1971) renovado (2004) e adaptado para sala de espetáculos, bar e discoteca.

Cinema Passos Manuel

Rua Passos Manuel, 137

4000-385 Porto

22 205 8351

website

Cinemathéque de La Danse / Centre National de La Danse

Cinemathéque de la Danse

website

Cinemundo

Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto (CPC-CCP)

O Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto é uma das mais antigas entidades de programação de cinema no país. Fundada em 1945 por um grupo de estudantes da escola Alexandre Herculano no Porto foi uma das mais importantes estruturas sociais e culturais da cidade.

São muitos os realizadores, críticos e acontecimentos que marcaram a história do cinema português e que estiveram directamente envolvidos na actividade do Cineclube.

O ano 2010 representou o reinício das actividades regulares e a reorganização da sua equipa de trabalho. Em 2014, fruto de uma parceria estabelecida com a Direção Regional da Cultura do Norte, está assegurada uma programação regular com três sessões semanais (quarta-feira, 21h30 – Cinema Português; quinta-feira, 21h30 – Cinema internacional e sábado, 16h00 – Cinema clássico). Além desta programação regular, muitas outras actividades são programadas em parceria com outras entidades: Museu Nacional de Soares os Reis; 8 ½ – Festa do Cinema Italiano; Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; Medeia filmes.

    

Cineclube do Porto
Rua do Rosário, 5 - 1º 
4050-523 Porto
92 747 6519
website
facebook

Confederação

O que é? ou, quem é a Confederação? não será de todo óbvia a resposta a tal questão. Uma Confederação, é uma coligação, uma liga, uma união de esforços singulares, e suficientemente singulares para se valerem por si, que a dado momento ou por determinado assunto ou movimento, se encontram para um fim comum. E por não acharmos acaso de definições ou necessidade de manifesto, decidimo-nos por uma Confederação, e não uma Confederação cujo caminho a História nos ensina, mas antes, uma estória outra, um Encontro.

O paradigma está em não negar nem fazer tábua rasa de um passado, mas sim aglomerar tudo dentro de uma POSSIBILIDADE, sem estarmos certos do que isso seja.
     

Confederação

96 684 8598

website

facebook

Conselho Português para a Paz e Cooperação

O CPPC é uma Organização Não Governamental que tem como fim contribuir, através da mobilização da opinião pública, para a defesa da Paz e da cooperação internacionais, e para a amizade e solidariedade entre os povos. É Mensageiro da Paz da Organização das Nações Unidas. O Núcleo do Porto do CPPC tem vindo a desenvolver a sua actividade junto da população do Porto no sentido de a esclarecer e mobilizar na luta pela Paz.

Conselho Português para a Paz e Cooperação

96 496 0756

WEBSITE

FACEBOOK

DAS – Desenvolvimento das Artes Associação

Associação sem fins lucrativos que promove todo o tipo de manifestação artística com especial incidência em jovens recém licenciados. Atualmente produz vários filmes independentes assim como o NAU – Festival de Cinema e Fotografia de Expressão Ibérica.

DAS – Desenvolvimento das Artes Associação

email 

facebook

DHF/URAP) - "Do Heroísmo à Firmeza" / Unidade de Informação e Interpretação do Património

(DHF/URAP)

Tem como missão a salvaguarda e difusão do património material e imaterial relacionado com o período de vigência da polícia política do Estado Novo no Porto e situa-se no interior do edifício da ex-PIDE, à Rua do Heroísmo, nº 329, no Porto.

Nesse âmbito, realiza sessões quinzenais, aos sábados à tarde que, a propósito de visita guiada ou/exibição de filme e comentário crítico de filme, têm como objetivos recolher informação documental e objetual, fixar os depoimentos de ex-presos políticos e de outros cidadãos que conheceram ou lidaram de perto com este período histórico ou com alguns dos seus intervenientes e o conhecimento necessário à consolidação do seu núcleo museológico e arquivístico. Esta intervenção é apoiada pela Fundação Engenheiro António de Almeida, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação do Oriente. Resulta de um protocolo com o Exército Português e conta com o apoio institucional da Torre do Tombo. É uma iniciativa da URAP e tem como autor e curador o arquitecto Mário Mesquita

DHF/URAP) - "Do Heroísmo à Firmeza" / Unidade de Informação e Interpretação do Património

Rua do Heroísmo, 329

4300-259 Porto

91 776 7580

ESAP – Escola Superior Artística do Porto

A Escola Superior Artística do Porto (ESAP) tem como entidade instituidora a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP) entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos. Localiza-se no centro histórico do Porto, património da humanidade e é uma Escola associada da UNESCO, e tem vindo a estabelecer diversos protocolos nacionais e internacionais com universidades e outras instituições de carácter artístico e cultural.

A ESAP é um espaço de incentivo à investigação e de encontro entre artistas, teóricos, investigadores, curadores ou outros profissionais, nacionais e internacionais, tanto interiores como exteriores à instituição.

   

ESAP - Escola Superior Artística do Porto

Largo de S. Domingos, 80

4050-545 Porto

22 339 2130

website

Facebook

Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa

Criada no final dos anos 90, a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa situa-se no campus Foz do Centro Regional do Porto.

As suas áreas de ensino situam-se em dois domínios:

- Estudos em Conservação e Restauro de Bens Culturais / Estudos de Património

- Estudos em Som e Imagem - Animação, Cinema, Design de Som e Multimédia A Escola das Artes oferece ainda formações avançadas que acompanham as actualizações tecnológicas aplicadas à criação artística e as problemáticas emergentes no mundo da arte e da sua conservação, e um Mestrado em Ensino da Música. 

A actividade da Escola das Artes no âmbito do ensino é complementada por uma unidade de investigação (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes - CITAR) e uma unidade de prestação de serviços à comunidade (Centro de Conservação e Restauro - CCR) que potenciam a formação dos alunos e a proximidade a experiências de trabalho e de pesquisa únicas.

Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa

Rua Diogo Botelho, 1327

4169-005 Porto

22 619 6200

WEBSITE

FACEBOOK

ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design

ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design

Rua D. Sancho I, n.º 981 

4480-876 Vila do Conde

25 229 1700

website 

facebook 

ESMAE/ IPP - Departamento de Artes da Imagem

O DAI é composto atualmente por dois cursos de 1º ciclo, a Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual (TCAV) e a Licenciatura Tecnologia da Comunicação Multimédia (TCM) e um curso de 2º ciclo, o Mestrado em Comunicação Audiovisual (MCA), com duas áreas de especialização, Fotografia e Cinema Documental e Produção e Realização Audiovisual. O DAI promove uma formação teórica e prática de âmbito técnico e artístico, que permite que os alunos adquiram competências comunicacionais profissionalizantes nas áreas das Artes da Imagem. A formação ministrada nos cursos do DAI, complementa-se através de ligações nacionais e internacionais, com instituições e entidades de caráter académico, assim como organizações públicas e privadas da sociedade civil.

ESMAE/ IPP - Departamento de Artes da Imagem

Rua da Alegria, 503

4000-045 Porto

22 519 3760

WEBSITE

FACEBOOK

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto promove uma iniciativa que se pretende permanente, intitulada CINEMA DE BAIRRO . FBAUP

Oferece-se aos vizinhos uma sessão de cinema semanal, belas matinées, com uma programação conjunta com a MEDEIA Filmes, procurando estimular o hábito de frequência de cinema da população vizinha, da comunidade escolar, dos interessados, e oferecendo à cidade uma sala de cinema.

Um grupo de estudantes e de professores da FBAUP, dá corpo a este projecto, comprometendo-se a um contacto regular com a população vizinha, de informação e de convite para a frequência das sessões.

Este projecto alia-se à abertura regular dos portões da FBAUP, nas tardes de sábado, oferecendo-se uma visita ao jardim e às exposições patentes no Pavilhão de Exposições da FBAUP. O Bar estará aberto dando o devido apoio.

FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Avenida Rodrigues de Freitas, 265

22 519 2400

Website

FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema

O FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema é uma celebração única do novo cinema e de novos cineastas. É um festival de cinema anual multifacetado que decorre na última semana de Junho na cidade de Espinho.

O evento procura criar um espaço onde cineastas emergentes possam mostrar e promover o seu trabalho, assim como desenvolver os seus conhecimentos e partilhar oportunidades, criando ao mesmo tempo novos públicos para o cinema independente.

Está dividido em 3 secções principais:

FEST - Programa de Cinema, o formato mais convencional de um festival de cinema, com mais de 190 filmes divididos por sessões competitivas e não competitivas de curtas e longas metragens, de ficção, documentário, animação e experimental.

FEST - Training Ground, a secção educativa do Festival. 6 dias de mais de 30 masterclasses, workshops e ateliers, com a participação de profissionais de topo da indústria de cinema mundial, que todos os anos atrai (só para esta secção) mais de 600 participantes vindos de todo o mundo.

FEST - Pitching Forum, é a secção dedicada ao financiamento e co-produção do FEST. Este fórum tem como objetivos facilitar o desenvolvimento e financiamento de projetos cinematográficos.

FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema

22 732 7545

WEBSITE

FACEBOOK

FICP – Associação para a promoção da cultura, do cinema, artes e meios audiovisuais

FICP – Associação para a Promoção do Cinema, Artes e Meios Audiovisuais; entidade organizadora do Festival Internacional de Curtas-Metragens do Porto – Porto7.

Produz e realiza o programa semanal de televisão “Hora Curta” e ao longo do ano são diversos os locais nacionais e internacionais onde faz programação cultural.

Com o objectivo de dar a conhecer nacional e internacionalmente a cidade do Porto e os seus diversos equipamentos culturais, históricos, patrimoniais e de interesse público a FICP/Porto7 vai mais uma vez ser pioneira ao utilizar um espaço onde o cinema nunca chegou.

Contrariando as tendências até agora centralizadoras de grande parte da actividade cultural no centro da cidade, este festival irá realizar a 7ª edição num edifício histórico e classificado; O Forte de S. João Baptista da Foz, mais conhecido como Castelo da Foz. (correndo riscos inerentes ao sair do conforto das salas de espectáculo e do centro da cidade). 

O Teatro da Vilarinha onde a Companhia Pé-de-vento desenvolve a sua actividade será outro dos locais a utilizar pelo festival onde decorrerão sessões destinadas a públicos específicos.

Com a realização desta 7ª edição passa a seis o número total de locais distintos da cidade onde o Festival Porto7 já decorreu.    

    

FICP – Associação para a promoção da cultura, do cinema, artes e meios audiovisuais

91 259 6736

website

Facebook

Film Panic

Film Panic Presents! é um programa mensal de cinema underground e experimental contemporâneo que traz ao Porto uma variedade de filmes únicos, visões e explorações cinematográficas de cineastas intrépidos que desafiam e expandem a arte do cinema contemporâneo. Estas sessões são apresentadas pela Film Panic (Daniel Fawcett & Clara Pais) em parceria com o Shortcutz Porto, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

Film Panic

91 422 6629

website

FACEBOOK

Filmes Liberdade

A Filmes Liberdade é uma produtora independente sedeada na cidade do Porto. Foi criada em Maio de 2008 e dedica-se à produção cinematográfica e audiovisual.

Filmes Liberdade

22 099 3216 / 91 734 2911

WEBSITE

FACEBOOK

Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea

A Fundação de Serralves é uma instituição cultural de relevância nacional e internacional focada na prossecução da sua Missão: a sensibilização dos públicos para a Arte Contemporânea e o Ambiente através do Museu de Arte Contemporânea, do Parque e do Auditório.

    

Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea

Rua D. João de Castro, 210

4150-417 Porto

22 615 6500

website

FACEBOOK

Goethe-Institut Portugal

Goethe-Institut Portugal

website

Facebook

Husma Produções

Husma Produções
Travessa de Cedofeita, 72 -  3º E.
4050-183 PORTO
22 208 3693
WEBSITE

IndieLisboa - Associação Cultural

Institut Français du Portugal

Institut Français du Portugal

website

JumpCut

JumpCut

Praça da alegria, 40 - 1º

1250 - 004 Lisboa

21 323 0053

Kismif Conference

A KISMIF Conference 2016 é um congresso científico internacional dedicado ao tema “DIY Cultures, Spaces and Places” e que se irá realizar-se na cidade do Porto, Portugal, entre os dias 17 e 22 de julho de 2016. O programa científico da KISMIF Conference será acompanhado por um programa social e cultural diversificado, pretendendo-se, assim, propiciar a todos os participantes uma experiência única ao nível das culturas DIY presentes em Portugal, no Porto e nas suas diásporas singulares.

Kismif Conference

website

Medeia Filmes

Mais de vinte anos depois, a MEDEIA FILMES continua a orgulhar-se de exibir nas suas salas uma selecção rigorosa da melhor cinematografia mundial, nomeadamente através de uma programação que privilegia o cinema europeu e independente como nenhuma outra exibidora do circuito comercial no nosso país.

Tendo desde o início dado especial enfoque à exibição do cinema produzido em Portugal, os CINEMAS MEDEIA têm revelado ao público os novos e mais conceituados realizadores de todo o mundo, bem como dado continuidade à projecção das suas obras, num processo de constante reconhecimento do valor da 7ª Arte. Para além das estreias de cinema comercial, as salas de cinema da MEDEIA FILMES são também um palco regular para a exibição de ciclos especiais dedicados à obra de cineastas marcantes ou a filmes clássicos, fomentando uma cultura cinéfila.
    

Medeia Filmes

Teatro Municipal · Campo Alegre

Rua das Estrelas, s/n

4150-762 Porto

22 606 3000

website

Milímetro

A Milímetro tem como missão organizar sessões de cinema no centro da cidade do Porto, porque "Não está morto o cinema no Porto".

cinema milímetro

website

facebook

Movimento SOS Racismo

O SOS RACISMO é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada em 1990 e com estatuto de utilidade pública atribuído desde 1996; combate o racismo, a xenofobia e a discriminação em geral, propondo uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural, onde todos e todas, independentemente do tom de pele, religião, território de origem, ascendência, língua, gênero, orientação sexual, situação económica ou condição social, possam usufruir dos mesmos direitos de cidadania.

Para este efeito, trabalhamos em conjunto com escolas, alunos e professores; desenvolvemos vários projetos de apoio e defesa de pessoas em situação de exclusão social; produzimos estudos e ensaios e dinamizamos conferências, debates públicos e formações sobre as temáticas que abordamos, em conjunto com outras associações e entidades, quer nacionais, quer estrangeiras.

Movimento SOS Racismo

Email 

WEBSITE

FACEBOOK

Nitrato Filmes

A Nitrato Filmes é uma distribuidora de cinema independente com um especial foco para as produções latino-americanas. É também quem organiza e promove, há 20 anos, o Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira. 

Nitrato Filmes

91 569 5279

FACEBOOK

NOS Audiovisuais

NOVE E MEIA – Cineclube Nómada

NOVE e MEIA é um projecto de cinema/convívio, inserido no programa CULTURA EM EXPANSÃO da CM do Porto, a implementar em 3 territórios do Porto: Bouça, S. Victor e Pasteleira. A proposta é a exibição quinzenal, em cada comunidade, de uma sessão de cinema ao longo de 8 meses.

Os filmes escolhidos abarcarão uma grande variedade de formas e tempos, com lugar de destaque para o cinema português. Discernir elos entre eles e situá-los em perspectiva relativamente ao tempo da sua feitura e ao nosso será o papel da equipa do Nove e Meia. Considerando que cada espectador deveria tornar-se um co-criador, colocamos a tónica na instância da recepção e na transmissão.

Nove e Meia - Cineclube Nómada

96 672 0453

FACEBOOK

Núcleo de Experimentação Coreográfica

Formado desde 1997 como associação cultural sem fins lucrativos, o NEC tem como objectivos apoiar a criação artística nas artes performativas, estimular a investigação em torno das práticas e processos coreográficos, divulgar e expandir a dança contemporânea e os seus agentes, mantendo um papel activo na reflexão, produção de ideias, projectos, documentação e dinâmicas criativas da cidade do Porto.

    

Núcleo de Experimentação Coreográfica

Av. Rodrigues de Freitas, 164, 1º Tras

4000-416 Porto

22 518 8522

website

OKNA - Espaço Cultural

OKNA é um espaço cultural dedicado à programação artística, a projetos educativos e atividades de entretenimento. O espaço celebra a Europa de Leste como centro de expressão artística e cultural, inspirando e mergulhando a comunidade num novo ambiente.

Com um grupo de portugueses e de europeus de leste, OKNA - Espaço Cultural é uma iniciativa que responde à necessidade de aproximar pessoas, promover o trabalho artístico e encorajar a participação da comunidade neste processo.

O nosso objetivo é criar e apresentar trabalhos colaborativos entre Portugal e os países de Leste, ser uma plataforma e um espaço de trabalho para aqueles que, como nós, encontram a beleza na diversidade, nas diferenças e nas semelhanças, que focam no que é novo e contemporâneo.

OKNA - Espaço Cultural

WEBSITE

FACEBOOK

OPPIA - oPorto Picture Academy

OPPIA - oPorto Picture Academy

R. do Barão de São Cosme 228

4300-096 Porto

22 319 7136
website
facebook

Ordem dos Arquitectos

A Ordem dos Arquitectos (OA) é a associação pública representativa de todos os que exercem a profissão de arquitecto em Portugal, actualmente cerca de 20 000, e regula o seu exercício em conformidade com o Estatuto e a Lei. Entre as suas missões estão a promoção do reconhecimento da função social e cultural da arquitectura e da dignidade e prestígio da profissão, que concorrem para a qualidade e a sustentabilidade do ambiente construído em Portugal, enquanto direito e bem-comum de todos os portugueses. 

A OA foi criada em 1998, e é a fiel depositária de uma longa história associativa, cuja origem formal remonta a 1863.

Ordem dos Arquitectos

21 324 1117

WEBSITE

FACEBOOK

Porto Post Doc - associação cultural

O PortoPostDoc é uma associação temática e orgânica entre Filmes e cidade. Temática porque cruza a imagem em movimento com todas as outras artes. Orgânica porque mostra os filmes que contam à comunidade que é o Grande Porto: ao seu território, às suas pessoas e às suas vidas.

O Porto está cheio de histórias para contar. Aqui e agora. De vidas para filmar. De cineastas com cartas para escreverem. O Porto tem hoje menos cinema, mas tem o cinema no coração e terá agora mais cinema no seu coração. No Porto, “há filmes na baixa”, todos os domingos, já a partir de 8 de junho.

O Porto tem hoje menos cinema, mas em Dezembro terá, durante 10 dias, muito mais do que filmes: vai ter um novo Festival, com documentários, ficção, terá música em imagens e performances no palco e no ecrã. O Porto tem hoje menos cinema, mas terá, de 4 a 13 de dezembro, o PortoPostDoc.

O PortoPostDoc resgata o Porto para o cinema, trazendo cinema ao centro do Porto e convocando o público da cidade a, participar, a estar no centro do cinema. Hoje a ver filmes, amanhã como protagonistas nas nossas produções. Porque o Porto merece ter cinema no centro e o cinema merece ter o Porto como centro.

   

Porto Post Doc

Rua Cândido dos Reis, 46 - 2D

4050-151 Porto

email

Website

Queer Lisboa

O Queer Lisboa é o único Festival nacional com o propósito específico de exibir filmes de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como Cinema Queer. É nosso objectivo programar o que de mais relevante, em termos estéticos e narrativos, se faz no panorama mundial, visando colmatar o facto de este Cinema ser de acesso restrito ao grande público. O Cinema Queer atravessa toda a história do cinema, apesar de corresponder a um rótulo recente: é o início da década de 1990 que vê surgir uma nova linguagem cinematográfica que aponta para novas negociações das subjectividades ligadas às identidades sexuais e de género.

O Queer Lisboa aposta na apresentação em Portugal deste Cinema e na vinda a Lisboa de um conjunto de individualidades a ele ligadas, bem como ao incentivo de pensamento teórico à volta das suas temáticas e conceitos. Os filmes programados são organizados nas Secções Competitivas para a Melhor Longa-Metragem, Documentário e Curta-Metragem. Organizamos, igualmente, secções fora de competição, sessões especiais e ciclos temáticos dedicados a um realizador, tema ou país, retrospectivas sobre representações da homossexualidade na história do cinema, secções dedicadas a subgéneros do Cinema Queer, bem como actividades paralelas de carácter mais pedagógico.

Queer Porto

Saco Azul

Shortcutz Porto

É um movimento internacional e semanal dedicado às curtas-metragens que existe no Porto desde 2010.

Com entrada gratuita, todas as semanas ( quintas-feiras)  apresentamos  3 curtas-metragens, duas  em competição e um projeto convidado, sempre com os realizadores ou equipa técnica presente para uma conversa com o público.O Shortcutz é uma revolução urbana e cultural, um projecto único e arrojado que faz parte da dinâmica de cada cidade que recebe este original festival. Atualmente existe em Lisboa, Porto, Londres, Berlim, Amsterdam e Viseu.

Shortcutz Porto

website 

facebook

Sismógrafo

Numa cidade pouco propícia a terramotos, o Sismógrafo apresenta um programa dedicado a diferentes áreas da criação contemporânea: das artes plásticas à música experimental, da literatura ao cinema de autor. A intenção é constituir um corpo de propostas que possam provocar uma consciência crítica num território onde esta urge. 

No Sismógrafo existe o desejo de desarticular o conceito de cultura, deslocando-o do seus habituais domínios e entregando-o ao inesperado. Captar a intensidade do presente, potenciar a produção de novos conceitos, por aqui vamos.
    

Sismógrafo

Praça dos Poveiros, 56 - 1º sala 1

4000-222 Porto

facebook

website

Sombra Cineclube

Um cineclube na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, à segunda-feira, durante o ano lectivo 2013-14. Organizado com o apoio do Núcleo de Arte e intermedia (NAi) do i2ADS e da Associação de Estudantes da FBAUP.

      

Sombra Cineclube

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Av. Rodrigues de Freitas, 265

4049-021 Porto

22 519 2400

facebook

Teatro de Ferro

Teatro de Ferro

Travessa da Formiga, 65 – Espaço 2 – Piso 1

4300-207 Porto

22 370 0011 / 96 256 9656

Website

Teatro Municipal do Porto

Teatro Municipal do Porto

Praça de D. João I

4000-295 Porto

22 339 2201

website

facebook

The Underground Film Studio

The Underground Film Studio

Clara Pais - 91 422 6629

WEBSITE

FACEBOOK

Unidade de Cultura da U.Porto

A unidade de Cultura da U.Porto tem como principal função promover as atividades culturais da U.Porto, em estreita ligação com as Unidades Orgânicas e com os agentes culturais da cidade, bem como promover a edição de obras representativas do conhecimento cultural, académico, científico, pedagógico e de valorização da U.Porto.

Unidade de Cultura da U.Porto

22 040 8175

WEBSITE

FACEBOOK

Universidade Lusófona do Porto

A Universidade Lusófona do Porto (ULP) é uma instituição privada de ensino superior que assume como missão o desenvolvimento do conhecimento, da investigação, da inovação, da cultura, da formação pessoal e da ligação à sociedade. Na medida em que se trata de uma universidade jovem, os desafios da formação científica e cultural e do desenvolvimento aliam-se à preocupação com o empenho de todos e à aposta na coesão académica. Nisso reside um aspeto diferenciador, na medida em que as suas características fazem da ULP um espaço de conhecimento em que o convívio universitário e a coesão se entrelaçam e cimentam com projetos culturais.  

A ULP é um espaço partilhado e vivido por todos aqueles que a constituem, estudantes nacionais e estrangeiros, professores e colaboradores, constituindo um local multicultural de encontro, troca de saberes e experiências, realização de projetos educativos, culturais e de investigação. O que a orienta é tanto o conhecimento e o ensino de qualidade, como os valores e as práticas culturais que se impregnam na vida universitária e, por essa via, no quotidiano da comunidade académica.

Universidade Lusófona do Porto

Rua de Augusto Rosa, 24

4000-098 Porto

22 207 3230

website

facebook

XX ATENEU XXI

XX ATENEU XXI é uma programação de criação e exibição pública de práticas artísticas contemporâneas que decorrerá entre Outubro 2019 e Junho 2020 no emblemático e centenário clube, Ateneu Comercial do Porto.

No ano da comemoração dos seus 150 anos e partindo da sua ligação ao desenvolvimento social, político e cultural do Porto, o Ateneu revigora a sua actividade cultural pública, em colaboração com um conjunto de programadores culturais residentes na cidade: Ana Rocha, Inês Moreira, Hugo Cruz, Luís Vieira Campos, Pedro M. Rocha e Rodrigo Malvar.

Da visitação ao lendário exemplar da primeira edição dos Lusíadas no espólio do Ateneu, à presença de artistas internacionais (Mor Demer, Sandra Noeth, CA CONRAD), o programa estender-se-á regularmente em torno de práticas de reflexão e produção crítica, abrindo um ciclo de cinema dedicado ao novo documentário português.

XX ATENEU XXI reformula a ideia de instituição e associa-se à sua reconstrução imaterial como sala de estar de uma comunidade consciente e em constante actualização.

XX Element Project – Associação Cultural

Em 2016 nasce a XX Element Project – Associação Cultural com o objetivo de promover o enriquecimento cultural da população em geral e de atividades de carácter cívico e social, com especial enfoque na temática da mulher, promovendo a igualdade do género.

Ainda não se pode falar da história desta associação, mas sim do seu futuro que passa pela organização de ciclos de cinema no feminino, com programação dedicada à mulher. Nestas sessões, o espaço para o debate e a reflexão estará aberto com a presença de convidados que estimularão a discussão.

O grande projeto da associação acontecerá em 2018 com a organização do PORTO FEMME, o primeiro Festival Internacional de Cinema no feminino em Portugal, começando já em Junho de 2017 com sessões especiais nos Maus Hábitos.

Até lá teremos muito cinema, debates e mostras variadas!

XX Element Project – Associação Cultural

Rua da Constituição, 265 - 2º Frente

4200 - 198 Porto

91 536 0382 | 91 890 1186

WEBSITE

FACEBOOK