Black Out Vários autores

Brasil, 2016, DOC., 13', M/12

Versão Original: português

A instituição da escravatura marcou o início da organização quilombola no Brasil. Mas quando escravizar se tornou ilegal, as práticas opressoras continuaram e ainda continuam a reproduzir-se contra a população quilombola e negra. Black Out acrescenta várias dimensões a esta história: expõe alguns dos processos de decisão invisíveis do fazer cinematográfico, articulando-os com a invisibilidade social dos quilombolas e com a necessidade de políticas públicas integradoras e específicas, discutidas amplamente pelo/as participantes e realizador/as.

Esta curta-metragem foi realizada no seio da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, situada na zona rural do município de Salgueiro, no Sertão do Estado de Pernambuco. É de autoria colectiva, envolvendo quilombolas e parceiros, tendo sido co-produzida pelo Crioulas Vídeo (Conceição das Crioulas) e pelo Colectivo Asterisco (Recife).

Além do Espelho Ana Flauzina

Brasil/Estados Unidos, 2014, DOC., 53', M/12

Legendagem: português

Além do Espelho promove o encontro das vozes de duas das mais importantes referências da resistência negra contemporânea: Edson Cardoso e Haile Gerima.

O jornalista Edson Cardoso dedicou sua vida à militância negra no Brasil. Haile Gerima, importante cineasta etíope, radicado nos Estados Unidos desde a década de 60, contribuiu para a formulação de uma estética independente de cinema negro no cenário norte-americano. 

O encontro, as suas ricas histórias de vida e os seus comentários sobre o racismo e a resistência negra são a base da narrativa construída Além do Espelho.

Sessão integrada na MICAR- 6ª Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista

Debate no final com a presença de Simone Amorim