Lifeboat Skye Fitzgerald

Estados Unidos, 2018, DOC., 34', M/12

Legendagem: português

Lifeboat coloca-nos no Mediterrâneo para testemunhar a travessia de pessoas desesperadas que se fazem ao mar em barcos de borracha precários, com uma elevada probabilidade de se afundarem e se afogarem. O filme traz-nos os rostos humanos de uma crise tantas vezes contada com números e directivas, os rostos dos que se colocam em barcos condenados, mas também daqueles que se mobilizam para os/as resgatar (no caso, jovens voluntários/as de uma ONG alemã),  ao mesmo tempo que revela as complexidades legais e políticas em que navegam, uns e outros, neste desastre humanitário. 

Hungary 2018 – Behind the Scenes of Democracy Eszter Hajdú

Hungria/Portugal, 2018,DOC., 85', M/12

Legendagem: português

Vinte e oito anos após a queda do comunismo e às vésperas de novas eleições legislativas, a Hungria chegou a uma encruzilhada política. O país está prestes a embarcar em mais quatro anos de populismo de extrema direita, com Viktor Orbán e seu partido Fidesz permanecendo no poder, ou será que o ex-primeiro-ministro Ferenc Gyurcsány e seu partido de esquerda prevalecem?

A realizadora Eszter Hajdú acompanhou as duas campanhas eleitorais, destacando a forma de atuar da extrema-direita e procurando razões para a ascensão do nacionalismo, da xenofobia e do racismo no seu país. A maioria da equipa que acompanhou a realizadora permaneceu anónima, por medo de represálias por parte do regime de Orban.

Sessão integrada na MICAR- 6ª Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista

Debate no final com a presença da realizadora Eszter Hajdù e elemento da HUBB – Humans Before Borders