Newsreel 63 – The Train of Shadows Nika Autor

Eslovénia, 2017, DOC., 38', M/12

Versão Original: esloveno

Legendagem: português

Newsreel 63 acompanha as práticas relacionadas com as atualidades cinematográficas e procura enquadrar e compreender uma imagem em particular – um fragmento de vídeo captado na famosa linha-de-comboio Belgrado-Liubliana, onde hoje em dia os refugiados viajam, não nas carruagens mas entre as rodas dos vagões. Newsreel 63 desvia-se para uma investigação visual sobre os caminhos-de-ferro e explora as suas narrativas históricas, sociais e políticas.

1968: un archivo ciego Bani Khoshnoudi (em colaboração com Mario de Vega, curadoria de Carlos Prieto Acevedo, e apoio de Alumnos 47 e Ficunam)

México, 2014, DOC., 42', M/12

Versão Original: sem diálogos

1968: un archivo ciego trabalha as noções de saturação e repetição com vista a estabelecer um confronto entre as poderosas dimensões do som e as imagens recolhidas de El Grito, o filme clandestino, rodado coletivamente no México durante a revolta de 1968. Re-inscrito no espaço cinematográfico, este meio permite-nos diferentes experiências: empatia ilusória ou a des-idealização das ruínas. Talvez com o documento que é El Grito, cabe-nos inventar aquilo que continua a instigar a resistência. Temos a imaginação e a montagem que nos permitem consegui-lo. Não há dúvida que vivemos em tempos perigosos e que é hora de arriscar.

Um lugar sobre a terra: o cinema da hospitalidade