Um Cão Andaluz Luís Buñuel

França, 1929, FIC., 18', M/12

Um homem afia uma lâmina de barbear, antes de com ela cortar o olho de uma mulher jovem e impassível. Um ciclista cai. Uma mulher e um homem observam um andrógino e uma mão cortada, e depois acariciam-se. Passado um ano, chega outro homem que ordena ao primeiro que saia da cama. Tudo acaba numa praia onde a mulher encontra um terceiro homem.

a Idade de Ouro Luís Buñuel

França, 1930, FIC., 62', M/12

Versão Original : francês

Numa ilha deserta vivem escorpiões e bandidos, ao pé de esqueletos de bispos deixados ao sol. Um cortejo oficial desembarca na ilha, para celebrar o lançamento da primeira pedra da Roma imperial. A cerimónia é perturbada por um casal que se abraça e rola na lama. O homem é preso mas foge, reencontrando a amada numa festa. Enquanto isto acontece, no castelo de Selliny Cristo parece satisfeito por participar nas cerimónias dos Cento e Vinte Dias de Sodoma.

Las Hurdes, Terra sem Pão Luís Buñuel

Espanha/França, 1932, DOC., 29', M/12

Versão Original : francês

Documentário que, inspirando-se numa tese etnográfica de Maurice Legendre, descreve a vida numa região desolada de Espanha, as Hurdes, situada entre Salamanca e a fronteira portuguesa, perdida no meio de uma cordilheira. A equipa de rodagem tenta ajudar os habitantes na sua luta contra as doenças e outros perigos, mas sem sucesso. Ao fim de dois meses nas Hurdes, a equipa parte.

Ciclo 25 X Buñuel: “Um Buñuel sobretudo mexicano”